22 de junho de 2012

Peste bubônica, doença mais perigosa da Idade Média, ressurgiu nos EUA



Um habitante do estado norte-americano do Oregon ficou contagiado da doença mais perigosa da Europa Medieval – peste bubônica – e agora está em estado crítico. Ele ficou contagiado desta doença em 2 de junho, quando tentava salvar um camundongo da boca de um gato vagabundo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoFQJ-yIWAt78dUEF7YlpMOmjtwIKm0dQjoPNR2e2kn2rcBIUnhds4s4OhuLUcacoArRjnnQ3SlAlzlOpq33SAoUoOEjlG5SOgvJL4ez7QDzNtlka12yx6VN_FGLSgMMJAKoJR8PzJbms/s1600/Peste+Bub%C3%B4nica.jpgO paciente está agora em uma das maiores clínicas do estado em estado crítico. O tipo da peste, do qual ele sofre, causa sangradura na cavidade abdominal e gangrena das extremidades. A vacina contra peste existe, mas atualmente ela não se produz nos EUA.

A peste bubônica ou peste negra espalhou-se por toda a Europa de 1347 a 1351, matando cerca de 25 milhões de pessoas. Ela pode ser transportada por pulgas e o homem pode adoecer na sequência da mordida de uma pulga ou do contato com os animais, que têm pulgas (por exemplo, com roedores). A partir de 1995 no estado do Oregon foram registados mais quatro casos da peste – todos os contagiados sobreviveram.

0 comentários:

Postar um comentário